CAMILO LAB – O 1º LABORATÓRIO ÓPTICO DIGITAL DO CARIRI – www.camilolab.com.br

Laboratório Convencional

Surfaçagem

Você sabe como são produzidas as lentes oftálmicas convencionais que o público utiliza?

A surfaçagem é um processo industrial que transforma blocos oftálmicos em lentes. O desenvolvimento tecnológico possibilitou uma revolução na qualidade dos produtos ópticos lançados no mercado. Na CamiloLab, essa produção ocorre por meio de várias etapas, como: seleção, cálculos, surfaçagem e conferência do produto, para garantir a produção de lentes de alto padrão.

A seleção e conferência do bloco são etapas iniciais para confecção de uma lente oftálmica. Ao realizar uma avaliação rigorosa da ordem de serviço, é considerado a curva base, o índice de refração e os aspectos físicos do bloco, para garantir que o pedido corresponda com as especificações técnicas do fabricante. O objetivo é eliminar riscos de erros e aberrações na confecção de lentes, economizando tempo e evitando prejuízos financeiros aos empresários ópticos.

Após isso, inicia-se um procedimento de cálculos matemáticos. A partir de uma análise das dimensões, do tipo e formato da armação, definimos a espessura final de bordas, curvas e diâmetro de cada uma das lentes. Esses cálculos são precisamente gerados por um sistema inteligente de software, que de forma computadorizada e integrada, transmite as informações ao sistema interligado. A seguir, nosso bloco de lente passam para as blocadoras de alta precisão responsável pelo derretimento de alloy e colagem do bloco. Por meio de um sistema de comando numérico e de visores digitais, é controlado a injeção do alloy e posicionamento do bloco de lente para iniciar o corte do bloco de lente.

No gerador de curvas CNC, realiza-se o desbaste desses blocos. Nesse equipamento é gerado curvas esféricas, teóricas e prismáticas no bloco. Nesse sistema, o design e o campo óptico já são pré-fabricados de forma uniformizada para todos os usuários, e por meio do uso de pastilhas, é reduzido o diâmetro dos blocos, a espessura e a retificação dos moldes. Após o corte, o bloco segue para uma máquina cilíndrica em que o uso de lixa é utilizado para atingir a espessura das bordas e do centro. A polidora desliza o bloco sobre o molde de ferro fundido, resultando no acabamento desejado da lente. Entretanto, esse atrito torna a lente opaca e sem brilho. Após esse processo, é necessário iniciar o polimento final com feltros de polímero, para devolver a transparência da lente e retirar marcas geradas na produção.

Ao fim desses processos, realizamos a conferência do bloco. Com auxílio de um lensômetro, os técnicos conferem os dados de eixo e curva dióptrica geradas e aferem as dimensões da lente. Após aprovação do gestor técnico, as lentes seguem para acabamento e montagem. Esses procedimentos são cuidadosamente acompanhados para que nossos clientes recebam um produto de qualidade excepcional, confortável e dentro dos prazos estabelecidos.

Montagem

Como é feita a montagem?

Além da fabricação de lentes, o Camilolab realiza a montagem das lentes na armação. A montagem é o processo de corte e adaptações das lentes nas armações, nessa etapa são vários os procedimentos adotados para controlar e garantir acabamentos com alto padrão de qualidade, são eles:
Blocagem: na blocagem, o modelo da armação é copiado com perfeição em um de nossos leitores. Em seguida, as lentes são fixadas em um suporte, conforme as medidas solicitadas pelo cliente e enviadas para uma de nossas facetadoras computadorizadas.

Corte das lentes: nossas facetadoras são preparadas para cortar todos os materiais existentes no mercado (Resina, Alto Índice, Cristal, Policarbonato e Trivex), conforme modelo enviado pelo leitor recebendo um perfeito acabamento e polimento de bordas, para serem encaixadas na armação.

Um serviço realizado cuidadosamente com técnicos ópticos especializados e tecnologia de ponta com equipamentos dos melhores fabricantes do mercado. Dessa forma, podemos garantir qualidade e excelência no resultado final, com montagem mais precisa e ágil, independente do tipo de armação.

Antirisco

Como o antirisco funciona?

O revestimento ANTIRISCO é uma fase muito importante dentro do processo de fabricação das lentes.
Essa tecnologia consiste na aplicação do verniz sobre a superfície das lentes através de um processo foto térmico com cura por Ultra Violeta (UV).
Este revestimento sem solvente e absolutamente transparente possibilita ao usuário mais qualidade de visão além de propor, devido à sua aderência, maior resistência à riscos, preservando a estética do produto. Pode ser aplicado em lentes transparentes ou coloridas, nos materiais CR, TRIVEX e POLICARBONATO.